Coordenador : Ana Maria Motta Ribeiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 375800.2199.49681.24022023
Departamento/Setor: GSO
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes Universitários; Estudantes Secundaristas; Agricultores familiares, nos termos da Lei nº11.326 de 24 de julho de 2006; Profissionais ligados à Área de Meio Ambiente, Engenharia, Geografia, Agrárias, Sociologia, Direito, Assessoria Jurídica Popular, Educação, Cinema, Saúde e áreas afins, Agricultores, comunidades e produtores em pequenas áreas, na transição agroecológica ou envolvidos com a produção orgânica; Professores, pesquisadores e agentes de assistência técnica e extensão rural (ATER); Grupos culturais: Comunidades caiçaras, pescadores artesanais, quilombolas e indígenas, agricultores urbanos e periurbanos, assentados da reforma agrária, atingidos por barragens, organizações de mulheres na luta pelo reconhecimento de seus direitos e acesso à terra, movimentos sociais relacionados à agroecologia, grupos de danças e outros; Demais interessados.
Local de atuação: As ações do MAE são itinerantes porque visam atender a demanda de grupos sociais, tais como os de agricultores familiares, quilombolas e outras organizações.
Objetivo
O principal objetivo nesse ano é é estreitar os laços e fomentar articulações com entidades externas, aproximando de comunidades e indivíduos agroecológicos para ouvir-lhes as demandas e, concomitantemente, convocamos discentes, ex-participantes do M.Ã.E., instituições, organizações independentes e/ou privadas a dialogarem conosco acerca das dimensões importantes e eficientes para elaborarmos propostas que coincidam com um novo paradigma civilizatório, de bases agroecológicas. Manter a convocatória de ex integrantes do coletivo para dialogarem conosco para entender o que o coletivo e a agroecologia representaram em suas vidas e carreiras. O convite para apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso, monografias e teses diz respeito ao objetivo estabelecido pelo grupo de conhecer os resultados do acumulo de saberes desenvolvidos e postos em prova tanto na continuidade acadêmica quanto em carreiras para além dela. Estes que foram aprendizes, hoje são bacharéis que reproduzem a continuidade do M.Ã.E. nesses quase 20 anos de projeto consolidado. Contata-los nos incentiva e realça as possibilidades que podem ser abertas após o fim da graduação e descolamento do grupo. A partir dessas demandas apresentadas, também ambicionamos, continuar o processo de construção e institucionalização de um Laboratório de Agroecologia como espaço de ensino-pesquisa-extensão, com ações para estudo, prática, experimentação e comunicação da Agroecologia, criando condições com base na interação teoria-prática para o diálogo entre comunidades agrárias e universidade. Tomando-se como alvo secundário mas essencial, a articulação dessa atividade tendo como resultado a consolidação de uma rede de núcleos/laboratórios para dentro e para fora da UFF como consequência da execução deste projeto: O OBFF no suporte continuo do MÃE. É também um dos objetivos continuar atuando para a consolidação da Rede UFF de Agroecologia que envolve cinco campi: Angra dos Reis, Niterói, Rio das Ostras, Macaé e Campos dos Goytacazes. Serão continuadas as tarefas, trabalhos coletivos, enfim, articulações entre os coletivos: NERU- Núcleo de Estudos Urbanos e Rurais, de Campos; Produção Agroecológica em Angra dos Reis e o Circuito de Comercialização com a Universidade, de Angra dos Reis; Observatório de Estudos e Pesquisa do Interior: Território, Populações Tradicionais e Políticas Públicas, de Macaé; Semeando Agroecologia, de Rio das Ostras.
Resumo
O Mutirão de Agricultura Ecológica (M.Ã.E.) visa aproximar os estudantes universitários da realidade ambiental e social agrária brasileira, tendo em perspectiva um novo paradigma de sociedade, baseado na agroecologia. O grupo elaborará esse debate através de atividades teórico-práticas que trabalhem diversos aspectos do citado tema, como meio ambiente, educação, tecnologia e produção, cultura, direitos humanos, trabalho e saúde. O projeto visa, através de metodologias participativas, promover atividades teórico-práticas para aproximar os estudantes à realidade social de agricultores familiares, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, atingidos por barragens ou por processos de reforma agrária de mercado, das regiões fluminenses metropolitana e serrana. A partir de reuniões e conversas com os movimentos sociais, planejamos articular nosso conhecimento, adquirido através de pesquisas e grupos de estudos, aos saberes práticos que estes sujeitos portam e em colaboração com eles, estão previstas atividades em campo, para ensino, aprendizagem e troca de conhecimentos. Desta forma, o M.Ã.E. se coloca como um articulador entres diversos atores do movimento agroecológico interno e externo à universidade, a fim de fortalecer e apoiar a agroecologia. Por fim, o projeto realiza a Semana de Agroecologia da UFF, que este ano estará na sua décima quarta edição.